quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dispositivos de entrada

Dispositivos de entrada são dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada (no inglês input/output - entrada/saída).
Dizendo de outra forma, um dispositivo de entrada permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador. Também são todos os dispositivos que fornecem informação ao computador.
Permite a comunicação do utilizador com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, rato, touchpad, microfone, caneta óptica, scanner, …

Scanner  permite digitalizar textos e imagens (impressos em papel) para a memória do pc.

O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, responsável por identificar a tecla pressionada e por mandar as informações para o PC.
Microfone pode fazer a amplificação do som ao vivo e gravações para depois enviar para o computador para puder editar o som.

O Touchpad é um dispositivo sensível ao toque, utilizado em computadores portáteis, para substituir o rato, utilizando células sensíveis ao toque. Actualmente, os touchpad identificam vectores x e y usando a capacitância proporcionada pela pele dos dedos (ou um objecto condutor de electricidade) em sua superfície, então o microprocessador identifica o valor das cargas e sabe quais células foram pressionadas. Para gerar um movimento, ele identifica quais as primeiras e quais as últimas células pressionadas, gerando linhas rectas em intervalos de milissegundos. Essas linhas geradas a cada milissegundo juntas formam o movimento do cursor.

O joystick é um dispositivo que maioritariamente das vezes é utilizado para jogos.


Sem comentários: